domingo, 21 de novembro de 2010

Irlanda - de Caso de Sucesso a Desastre: O Neoliberalismo não é sustentável nem no aspecto econômico / + 1 "Queda dos Muros" da IDEOLOGIA de Wall Street / China: a ilusão que resta para o Capitalismo Parasitário / Predatório. Até quando?

mercado da Irlanda tem sido de certa maneira desconhecido pelos empresários portugueses. Este desconhecimento resulta, por um lado da história recente da ...www.iapmei.pt/iapmei-nwl-02.php?tipo=1&id=733 - Em cache

2.   Irlanda discute "condições de mercado" com a UE | Económico

15 nov. 2010 ... Irlanda discute "condições de mercado" com a UE. Mafalda Aguilar ... QUE TANTO LOUVAVAM A IRLANDA PELO SUCESSO ANTERIOR, AGORA NÃO FALAM. ...economico.sapo.pt/.../irlanda-discute-condicoes-de-mercado-com-a-ue_104330.html -Em cache

3.   IRELANDA - O Tigre Celta - Uma Economia de Sucesso

UMA ECONOMIA DE SUCESSO. A Irlanda é uma pequena e dinâmica economia de mercado. A sua grande dependência do mercado internacional transforma-a numa das ...www.eduvinet.de/eduvinet/irl013.htm - Em cache - Similares

China e Irlanda fazem com que Wall Street opere no vermelho ...

16 nov. 2010 ... No mercado interno, a FGV divulgou pela manhã que o Índice de Preços ao... grande projeção na Mídia, confira esse histórico de sucesso ...www.financeone.com.br/...mercado.../china-e-irlanda-fazem-com-que-wall-street-opere-no-vermelho-ibovespa-cai-1-07/ - Em cache


 

Sustentabilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
§  ecologicamente correto
§  economicamente viável
§  socialmente justo
§  culturalmente aceito

Índice

·         1 O que é Sustentabilidade?
·         2 Conceitos correlatos
·         3 Diluição do conceito
·         4 Ligações externas
·         5 Ver também
·         6 Referências

+ 1 "Queda dos Muros" da IDEOLOGIA de Wall Street


Wall Street = “Rua do Muro”

Wall:

substantivo
  1. parede
  2. muro
  3. muralha
  4. paredão
  5. lado
“Queda dos Muros” da IDEOLOGIA de Wall Street:

·        A Queda do Muro de Berlim foi considerado o Evento que marcou o fim do “Socialismo Real”, que prefiro chamar de “Capitalismo de Estado”

·        Ideologia de Wall Street: Mercados Livres se AUTO REGULAM para produzir a Felicidade Humana. Defende a redução ao mínimo da regulação social, via Estados (representantes eleitos), dos abusos dos Entes Capitalistas

(Os Mercados, como a Natureza, se auto regulam sim. Mas podem fazê-lo em um estado que não suporte, ou torne muito difícil, a Vida Humana. Para preservar nossa Qualidade de Vida e, no limite, nossa Sobrevivência, precisamos dos Mecanismos de Governança – Regulação das Ações Estatais, Governamentais, e de quaisquer tipos de Organizações Humanas que possam nos afetar como Sociedades e Indivíduos)

·        + 1 "Queda dos Muros" da IDEOLOGIA de Wall Street refere-se ao “Fim das Ilusões” representada pela crise no centro da economia Capitalista (desde 2008 => ?), em contraposição às crises na periferia, creditadas à “incompetência” / “incapacidade política” das nações sub ou em desenvolvimento de compreender e implementar as medidas defendidas pelo Consenso de Washington (o “Manifesto Capitalista”, a carta de princípios da IDEOLOGIA Neoliberal)

·        Ressalto que acredito na realidade e eficácia da Democracia e Economia de Mercado (conforme Adam Smith e David Ricardo teorizaram). E que o exposto acima apenas busca demonstrar o perigo e a não sustentabilidade da CORRUPÇÃO de idéias [1] para a defesa de interesses de grupos, como feito no Capitalismo de Estado (Ideologia do Bloco Soviético) e Globalização – APENAS - Financeira  (Ideologia do Bloco de Wall Street).


[1] Comunismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comunismo
Communist star.svg
Escolas
Conceitos
Relacionados
Comunistas
O comunismo é uma estrutura socioeconômica e uma ideologia política, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.[1] [2] [3] Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletáriaO "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida.
Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo, um grupo amplo de filosofias econômicas e políticas que recorrem a vários movimentos políticos e intelectuais com origens nos trabalhos de teóricos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa.[4] O comunismo pode-se dizer que é o contrário do capitalismo, oferecendo uma alternativa para as problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo. Marx afirma que a única maneira de resolver esses problemas seria pela classe trabalhadora (proletariado), que, segundo Marx, são os principais produtores de riqueza na sociedade e são explorados pelos capitalistas de classe (burguesia), para substituir a burguesia, a fim de estabelecer uma sociedade livre, sem classes ou divisões raciais.[2] As formas dominantes de comunismo, como Leninismo, Maoísmo são baseadas no Marxismo, embora cada uma dessas formas tenha modificado as idéias originais, mas versões não-marxistas do comunismo (como Comunismo Cristão e anarco-comunismo) também existem.
Karl Marx nunca forneceu uma descrição detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econômico (tal foi feito por Lenine), mas subentende-se que uma economia comunista consistiria de propriedade comum dos meios de produção, culminando com a negação do conceito de propriedade privada do capital, que se refere aos meios de produção, na terminologia marxista. No uso moderno, o comunismo é muitas vezes usado para se referir ao Bolchevismo, na Rússia, ou do Marxismo-Leninismo, designação mais empregue, noutros países. Como um movimento político, o sistema comunista teve governos, em regra, com uma preocupação de fundo para com o bem-estar do proletariado, segundo o princípio "a cada um segundo as suas necessidades, de cada um segundo a sua capacidade".[5]

Para refletirmos sobre o cuidado que temos que ter com o conceito de Propriedade Privada (um dos Direitos Humanos, mas não o único)


Significado de privado

  em Português

privar (pri-var)
v.t.
e v.i. Impedir ou tirar alguma coisa de alguém: privar uma criança de brincar; privar um homem de seus direitos civis. Estar em convivência íntima; conviver: privar da intimidade dos governantes.
v.pr. Impor-se privações; abster-se.
Informações adicionais de "privado"

Sinônimos de "privado"

desapossar  ·  desapropriar  ·  desempossar  ·  expropriar

Será que daqui vem a frase: “Toda propriedade, na sua origem, é um roubo”? 

(Enquanto caçadores / coletores / pastores nossa espécie não usava o conceito de propriedade, todos tinham acesso aos recursos naturais.

Só muito recentemente, na história de milhões de anos, de nossa espécie, começamos a “construir cercas”. E a matar para mantê-las, excluindo as demais espécies / pessoas de acesso ao que  “conquistamos”.

Segundo Daniel Quinn, o Mito da Morte de Abel, por Caim é uma Lenda dos caçadores / coletores / pastores incorporada às narrativas de Nossa Cultura – os que tem a Marca do Pecado de assassinar seus irmãos para preservar a Propriedade.

Creio que estamos próximos de nos “redimir deste pecado”, pois na Sociedade do Conhecimento – basicamente uma Sociedade de e em Redes – a propriedade deixa de ser importante. O que importa é o ACESSO (pagamos por conexão e uso: WEB, telefone, água, eletricidade, carros compartilhados, transportes públicos,.....) Ver Jeremy Rifkin – A Era do Acesso

2 (dois) Resumos do livro: A Era do Acesso, Jeremy Rifkin ---- Benefícios e riscos de uma migração de [[[ Relações de Propriedade (Capitalismo Industrial) ]]] para [[[ Relações de Controle de Acesso (Capitalismop Cultural) ]]].




Conjugação do verbo "privado"

Gerúndio: privando  ·  Infinitivo: privar  ·  Particípio passado: privado 

privado

Significado de Privado

adj. Particular, que não é função pública: empresa privada.
Que é reservado para certas pessoas: sessão privada.
Que diz respeito particularmente ao indivíduo, à sua intimidade familiar: vida privada.
Que sofre alguma privação: privado de liberdade.
S.m. Favorito; confidente.

Sinônimos de Privado

Privado: particular e pessoal


Privado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig.svg
Esta é uma página de desambiguação, a qual lista artigos associados a um mesmo título.Se uma ligação interna o conduziu até aqui, sugerimos que a corrija para apontá-la diretamente ao artigo adequado.

O termo privado pode significar:
§  Privado - Respeitante à propriedade privada.
§  Privado - Respeitante à privacidade.
§  Privado - Disco da banda Ananga Ranga.
§  Privada - Nome dado no Brasil ao vaso sanitário.
§  Privado - Favorito (pessoa). Muito usado na Idade Média para designar os favoritos de um dado rei ou nobre.



Para acompanhar e/ou contribuir com um conjunto de analises que tenho feito, buscando caminhos sustentáveis para nossa sociedade, convido-os a visitar meus blogs pessoais – participo de outros em Comunidades e Redes Sociais:

Claudio Estevam Próspero

http://www.blogger.com/profile/18271504827472592958


Sinapses de Gaia


 

Mitologias de Gaia


Reflexões econômicas


Criatividade_Inovação



Redes_Sociais_Governança_Liderança


Nenhum comentário:

Postar um comentário