sábado, 16 de abril de 2011

Capitalismo Parasitário revoluciona a Gerência de Projetos - Esqueçam o PMI agora vamos de FANQ



Capitão-do-mato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Meus queridos colaboradores.

Peço sua ajuda para garantir os Índices de Lucratividade inventados pelo Conselho Executivo. 

Senão nenhum de nós, os Capitães do Mato, ganhará nossos Bonus Trimestrais. E vocês sabem como é complicado manter o nosso Padrão de Luxo. 

Assim preciso que percorram os 430  KM entre São Paulo e Rio de Janeiro em 3 horas (não sejam multados, o padrão de qualidade do Engenho não aceita ressarcir multas, assim, se acontecer, vocês terão que pagar). 

Embora a Planilha de Razões de Estimativa registre viagem de carro, não temos carros disponíveis, assim esperamos que vocês usem sua Criatividade para resolver a situação. 

Ah! Já ia me esquecendo: estamos atrasados: escrevi ontem, no Cronograma que apresentei ao Senhor do Engenho, que vocês foram para o Rio na semana passada. Ou seja, esta atividade está com situação de 100% concluída. Obrigado pelo empenho de todos.


(PMI) Project Management Institute

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Project Management Institute (PMI®) é uma entidade mundial sem fins lucrativos 
O PMI também edita o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e oferece 
diversas certificações



Project Management Body of Knowledge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK[1]
 é um conjunto de práticas em  gestão de projectos (português europeu) ou gerência 
constitui a base do conhecimento em gerência de projetos do PMI. 
Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto 
de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK

FANQ - Faz Aí e Não Questiona

Conhecida técnica de Gerenciamento ainda muito utilizada em várias corporações.
Na área de Projetos de Sistemas de Informações está geralmente associada a POG.

Programação Orientada a Gambiarras



Introdução

Com o gigantesco aumento do número e porte das empresas do setor de TI em 
cerca de 0,5% no mundo nos últimos 50 anos, a demanda por novas tecnologias 
cresceu absurdamente. Como as técnicas de programação seqüencial, por botão
procedural e orientada por objetos não conseguem mais suprir a qualidade máxima 
esperada pelos softwares geradores de relatórios que necessitam de massiva 
quantidade de recursos como desempenho, performance e throughput, a 
Programação Orientada a Gambiarras foi desenvolvida.

Definição de POG


Programação Orientada a Gambiarras (POG ou WOP – 
Workaround-oriented programming) é 
um paradigma de programação de sistemas de software que  integra-se 
perfeitamente a qualquer grande Paradigma de Programação atual.
Por definição, Gambiarra é aquilo que é de difícil concepção, de 
inesperada execução para tornar fácil o uso de algo que sequer deveria 
existir.
Programação Orientada a Gambiarras foi uma evolução natural do 
também conhecido como ATND - "Artifício Técnico Não Documentado"
 ( na Química, também conhecido 
como MTEDM - "Manutenção Técnica com Elementos Disponíveis no 
Momento" e na Engenharia Civil como STCT - "Solução Técnica de Cunho 
Temporário", nome pouco apropriado, uma vez que, todos  sabemos, as 
soluções se tornam permanentes), dos anos 1960–1980, e vem de uma 
antiga expressão  brasileira: "Para quem é, bacalhau basta" (época em que 
o peixe seco ainda era barato). Programadores  e analistas mais preocupados 
em usar buzzwords costumam utilizar o termo workaround para impor 
respeito.
Para que um programador possa exercer a Programação Orientada a 
Gambiarras, são necessários alguns fatores específicos, facilmente encontrados
  • Sistemas originalmente mal projetados
  • Clientes chatos
  • Usuários chatos
  • Falta de vontade
  • Falta de tempo
  • Gente que pensa que é DBA (normalmente são pessoas chatas, gordas, 
  • feias, sem certificação 
  • nenhuma e que fizeram um curso de SQL Básico)
  • Arquiteto de software achando que é o máximo (normalmente pessoas 
  • altas, loiras, chatas, 
  • arrogantes e metidos a sabe-tudo)
  • Término do estoque de café/chá
  • Aproximação do final da tarde
  • Véspera de feriado/fim-de-semana
  • Ter o Jackie Chan como chefe
  • Ter o MacGyver como coordenador de projeto (ver Método MacGyver)
  • Governo defecando regras ou MP's que entram em vigor imediatamente 
  • sem dar tempo de atualizar sistemas.
  • Requisitos dinâmicos e/ou instáveis
  • Produto com implementação pré-determinada que se torna personalizado 
  • (leia-se mutante) para angariar "aquela grande licitação"
  • Área comercial vendendo ou pré-vendendo produtos imaginários ou inacabados 
  • com "entrega garantida em 30 minutos ou seu dinheiro de volta!"
Reunidos, todos estes fatores transformam o programador em um gambiarrizador
espécie mais evoluída de programador, que possui curva deaprendizado e produtividade 
muito mais acentuadas. Os códigos dos gambiarrizadores podem ser chamados de 
CACA (Código Avançado Complexo e Adaptável) que possuem, 
dentre outras qualidades, reusabilidade e legibilidade em seu auge.
Estudos realizados neste segmento mostram que os programadores que evoluem 
para gambiarrizadores vivem melhor, saem as 18:00h, tem cabelosmais bonitos e 
esvoaçantes. Tudo pelo fato de que, em gambiarrizadores, eles entram em um 
estado alfa, onde tudo na vida funciona. Tudo que é impossível 
torna-se possível, de maneira totalmente obscura, mas possível.
Há correntes de programadores que discriminam a Programação Orientada a 
Gambiarras, alegando ser uma má técnica, que faz com que os sistemas fiquem
 lentos e ganhem bugs. Também ficou claro nas pesquisas que estes programadores 
só dizem isto por nunca terem evoluído para gambiarrizadores (e por
 isso nunca pegam mulher nenhuma). Com apenas uma evolução (ao contrário de
 ' como o Charmanderque necessitam de duas para atingir o ápice de seu 
desenvolvimento), 100% dos programadores admitem que a Programação 
Orientada a Gambiarras, definitivamente, é o melhor paradigma de todos.
Além disso, a Programação Orientada a Gambiarras, assim como outros 
paradigmas, deu origem a outros movimentos de pesquisa científica como 
Modelagem Orientada a Gambiarras (MOG ou WOM – 
Workaround-oriented modeling), Desenvolvimento de Sistemas Orientado 
a Gambiarras (DSOG ou  WOSD – Workaround-oriented software development).


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