sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

[SINAPSES] LIFE Inc. A crise financeira pode não ser um castigo por nossos pecados, mas é, pelo menos em parte, o resultado de nossa obsessão generalizada com valor financeiro acima dos valores de qualquer outro tipo


É muito revelador que este livro – de 2009 – ainda não tenha sido traduzido para o Português. Apesar do grande interesse despertado nas Redes Sociais, desde a época de seu lançamento.

Pode estar relacionado ao que Zygmunt Bauman chama de “manter novas reservas de caça disponíveis”, em seu livro Capitalismo Parasitário ?  [1]  [2]




                FRIDAY, MAY 08, 2009
Douglas Rushkoff - Life Inc: Introduction  (tradução)
Douglas Rushkoff is excerpting his new book, Life Inc.: How the World Became a Corporation and How to Take It Back, at Boing Boing and at his blog. Looks interesting based on this first installment.

Here is the
 Introduction.
LIFE INC: INTRODUCTION
LIFE Inc.: Como o Mundo Tornou-se uma Corporação e como Resgatá-lo

INTRODUÇÃO
Seu Dinheiro ou Sua Vida
Uma lição na Frente de Casa
Eu fui assaltado na véspera de Natal.
Eu estava na frente do meu apartamento, no Brooklyn, levando o lixo para fora, quando um homem puxou uma arma e disse-me para esvaziar meus bolsos. Eu lhe dei o meu dinheiro, carteira e telefone celular. Mas então - lembrando de algo que eu tinha visto em um filme sobre um refém negociador - pedi a ele para manter o meu cartão de seguro-saúde. Se eu pudesse humanizar-me, em sua percepção, eu acreditava, seria menos provável ele me matar.
Ele aceitou meu argumento sobre o quão difícil seria para mim obter "cuidados médicos" sem ele e me devolveu o cartão. Agora estavamos nós dois contra o sistema e fizemos uma espécie de acordo: em troca de sua misericórdia, eu não o denunciaria, mesmo eu tendo, claramente, visto seu rosto. Eu concordei, e ele saiu correndo pela rua. Eu, tolamente, mas firmemente, mantive o meu lado da barganha, embora, coagido, como fui, por algumas horas. Como se eu pudesse ter realmente entrado em um contrato vinculativo, na ponta de uma arma.
Nesse meio tempo, eu postei uma nota sobre minha experiência, estranha e assustadora, para a lista dos Pais de Park Slope - uma comunidade da Internet bastante ativa, de mães, membros  de cooperativas de alimentos e outros tipos de esquerda, dedicados à saúde e bem-estar de suas famílias e de sua, decididamente, progressista e gentil vizinhança. Parecia a coisa responsável a fazer e, suponho, eu também esperava alguma expressão de simpatia e apoio.
Surpreendentemente, os dois primeiros e-mails que recebi eram de pessoas furiosas por que eu havia postado o nome da rua em que o crime havia ocorrido. Eu não percebia que essa publicidade poderia afetar, adversamente, os valores de todas as nossas propriedades? O "Mercado de Imóveis" já estava difícil o suficiente! Com um famoso ator tendo declarado que estava deixando a área de Manhattan, o mercado imobiliário do Brooklyn precisa de mais más notícias? E isso foi antes do crash imobiliário.
Eu estava atordoado. Tinhamos realmente chegado a isso? Será que as pessoas se preocupavam mais com o valor de mercado de seu bairro do com que o que estava realmente acontecendo dentro dele? Além disso, nem sequer faz sentido, para bons negócios, enterrar o assunto. No longo prazo, uma conversa aberta e honesta sobre crimes, e como preveni-los, deve fazer o bairro mais seguro. Valores de propriedade iriam subir no final, não cair. Então, esses proprietários estavam mais preocupados com a liquidez imediata de suas casas do que com seu valor - como ativo de longo prazo - sem mencionar a experiência presente de viver neles. E estes estavam entre as pessoas mais ricas de Nova York, que não deveriam ter que se preocupar com tais coisas. O que havia acontecido para fazê-los se comportar dessa maneira?
Isto me esfriou e me forçou a reavaliar o meu desejo, de longa data, de elevar-me de locatário a proprietário. Parei para pensar - que, no meio de um mercado imobiliário irracional e louco, poderia não ser a coisa mais segura a fazer. Por que, eu me perguntava em voz alta, no meu blog, eu estava lutando para pagar $ 4,500 por mês para alugar um imóvel de dois quartos, no quarto andar, nesta seção  supostamente "VIP" do Brooklyn, quando eu poderia facilmente ser assaltado, em outro lugar, por muito menos por mês? Era meu desejo participar do problema desta parte desembestada do mercado?
Os detetives, que tomaram o meu depoimento, foram direto ao ponto. Um deles desenhou um círculo no mapa do Brooklyn. "Dentro desse círculo é o lugar onde os brancos ricos de Manhattan estão se movendo. Essa é a área-alvo. Terreno de caça. Pense nisso a partir de ponto de vista do assaltante: calmo, ruas arborizadas de casas germinadas, cada uma valendo um milhão ou dois, e habitadas por pessoas ricas que deslocaram sua família. Agora, você vive em, ou em torno, dos projetos do lado de fora do círculo. Onde você iria para roubar alguém? "
De volta à Web, um amigo meu, outro escritor de Park Slope fez um apelo aberto para a minha família ficar no Brooklyn. Ele via "o Slope" como um bairro de uso misto, agora alcançando o "pico de habitabilidade" que a lendária antropóloga urbana Jane Jacobs idealizara. Ele explicou como todos os bairros grande passaram pelo mesmo processo básico: Alguns artistas se mudam para a única área que podem pagar, uma área pobre, sem nada para se elogiar. Eventualmente, há um número suficiente deles para abrir uma galeria. As pessoas começam a vir à galeria, a noite, criando demanda para um café nas proximidades e assim por diante. Lenta, mas seguramente, uma loja de artes ou duas e uma camarilha de inovadores  "desbravam" o bairro, até haver significativa atividade na calçada, até tarde da noite, tornando-o mais seguro para sucessivas ondas de empresas entrantes e residentes.
Claro que, depois que o jornal da cidade "descobre" o novo bairro da moda, os artistas se juntam e, eventualmente são substituídos por jovens profissionais, advogados e empresários, cada vez mais ricos, mas decididamente menos inovadores, mas esperemos que não tantos para que o distrito não perca completamente o seu “charme" . Investimentos aumentam, o bairro cresce, e todos estão mais felizes e mais ricos.
Ainda assim, o que acontece com as pessoas que viviam ali, desde o início - aqueles dos quais o detetive de polícia estava falando? Os "nativos"? Este processo de melhoria urbana não ocorre partindo do nada.
Não, quando os valores das propriedades sobem, assim como os aluguéis, deslocando quaisquer pessoas cujas receitas mensais não são reguladas pelo governo. Os moradores do bairro, na verdade, não participam do renascimento, porque eles não são proprietários. Eles se mudam para áreas periféricas. Claro, seus filhos ainda vão para a John Jay High School, no meio de Park Slope. Mas nenhum dos residentes ricos de Park Slope enviam seus filhos para lá.
Nossa conversa on-line foi “pescada” pela revista New York, em uma coluna intitulada "Os escritores estão deixando o Brooklyn?" O artigo foi focado inteiramente no como um crime contra um autor poderia ameaçar a bolha imobiliária do Brooklyn. A National Public Radio contatou-me para me entrevistar sobre a história – não o assalto em si, mas se eu deixaria o Brooklyn, após o ocorrido. E se, ao fazê-lo tão publicamente, não poderia, de forma  irresponsável, prejudicar os valores das propriedades de outras pessoas. Uma ou duas semanas de insanidades no blog, mais tarde, uma segunda reportagem da New York perguntou por que deveríamos sequer nos preocupar se os escritores estavam deixando o Brooklyn - aparentemente ignorando o fato de que este era a mesma coluna que nos disse para cuidar do assunto, em primeiro lugar .
Foram 15 minutos interessantes. O que estava acontecendo tinha menos a ver com o crime ou autores, pensei, do que com um mercado em sua fase final, mais vaporosa. Eu simplesmente não poder me dar ao luxo da aquisição e ser assaltado, libertou-me da campanha publicitária, o tempo suficiente para não aceitá-la.
Ou, mais precisamente, não é que eu não poderia pagar tanto, e sim que eu não iria pagar. Havia corretores de hipotecas dispostos a emprestar-me os outros 90 por cento do dinheiro que eu precisaria para comprar uma casa, no quarteirão onde eu estava alugando. "Nós podemos colocar você lá”, eles diziam. E nesse momento, da história do mercado imobiliário, colocar até mesmo menos de 10 por cento teria me feito um comprador muito qualificado. "E quando ao reajusta da hipoteca?" lembro-me de perguntar. "Então você refinancia a uma taxa melhor", eles me asseguraram. Claro, isso estaria acontecendo ao mesmo tempo que a artificialmente baixa taxa de imposto sobre a propriedade de Park Slope (uma isenção garantida por incorporadores) seria aumentada para os níveis das áreas mais pobres do bairro."Não se preocupe. Todos com sua situação financeira estão fazendo isso ", explicou um corretor com uma piscadela. "E os bancos não vão deixar todo mundo perder suas casas, agora, vão?"
Enquanto as pessoas se recusassem a olhar para os custos reais, sociais e financeiros, o mercado poderia continuar subindo -  impulsionado, em parte, pelos bônus pagos aos banqueiros de investimento, cujo trabalho foi o de promover toda esta inflação, deste ativo, em primeiro lugar. Escolhidos, eramos a restauração de um bairro histórico à sua antiga glória. Tudo o que tínhamos a fazer era evitar a incômoda verdade de que estávamos ocupados, convertendo o que estava sendo usado ​​como habitações multifamiliares de pobres, negros e hispânicos - de novo - nas casas senhoriais, para ser usadas por brancos  ricos. E tínhamos que esquecer que este frenesi de atividade imobiliária estava operando em tempo emprestado e, mais significativamente, dinheiro emprestado.
Em tal clima, chamar a atenção para qualquer destes tópicos foi o verdadeiro crime, e a razão porque a primeira reação, dos participantes em uma bolha especulativa, foi calar o mensageiro. São apenas negócios. A realidade era que estávamos expulsando uma população cada vez mais hostil de suas casas, colonizando seus bairros, e, em seguida, justificando com todas as métricas, tais como aumento da atividade comercial, redução das taxas (relatadas) de crime, e - mais importante –maiores preços de mercado. Como se pode argumentar contra tornar um bairro bem melhor?
Como meu eloqüente amigo escritor explicou, em seu blog, o bairro era agora, por muitas medidas, mais seguro. Era possível, mais uma vez, sentar-se na varanda com as crianças e comer sorvetes italianos, em uma amena noite de verão. Podia-se caminhar pelo Parque Prospect, em qualquer tarde de domingo e ver uma família negra fazendo churrasco aqui, um grupo de Porto Rico lá e um grupo de irlandeses mais adiante. Comparado com a maior parte do mundo, isso é muito civilizado, não?
Romântico quanto parece, isso não é integração afinal, mas coabitação. Distensão estilo Epcot. O Brooklyn que está sendo descrito aqui não tem quase nada a ver com o que nossos avós poderiam ter habitado. É antes uma simulação, cara e meticulosamente recriada, de um “Brooklyn de muros de pedra" que na verdade nunca existiu. Se as pessoas uma vez sentaram-se em suas varandas para comer sorvetes, nas noites de verão, foi porque não tinham outra escolha, não havia ar-condicionado e nem TV. Todos podiam se dar ao luxo de se sentar ao redor, logo todos o fizeram. Eo fato de que os habitantes das comunidades vizinhas completam a ilusão de multi-culturalismo, usando o mesmo parque, só significa que essas pessoas estão dispostas a fazer churrasco ao lado do outro, não com o outro. Todos eles ainda vão para suas casas, nos diferentes cantos do bairro. As crianças  do meu amigo escritor sairão, na manhã seguinte, para sua escola particular, as outras para a pública. Não são exatamente vizinhos.
Além disso, as linhas de muros de pedra, no Slope, não são realmente feitas de pedra marrom. Eles foram cobertos com uma substância mais parecida com a pintura de estuque -  uma tinta espessa usada para criar a ilusão de pedras marrons, colocadas em cima umas  das outras. A fachada da fachada. Como qualquer proprietário de muros de pedra aprende logo, os blocos de concreto subjacentes podem ser escondidos por muito tempo, apenas até que uma "renovação" onerosa precise ser realizada, para cobri-los de novo.
Da mesma forma, riqueza, meios de comunicação e métricas podem isolar colonizadores da realidade da sua situação, somente por algum tempo. Eventualmente, os pais que empurram suas crianças em carrinhos de bebê de, em torno de, mil dólares, cujos estilos de vida e os valores foram reforçados por uma indústria de muitos bilhões de dólares dedicados a criação “VIP” dos filhos, acabam alvejados com pedras por crianças dos "projetos". (Esteja seguro -  a pessoa que relatou este episódio, recorrente em um playground do Brooklyn reurbanizado, o fez com sua porção de escárnio on-line, também).
Como californianos surpresos quando um incêndio ou coyote perturba o estilo de vida "natural" que eles imaginavam desfrutar no país "em que somos pioneiros", que "colonizamos" e "urbanizamos", por nossa conta e risco, totalmente alheios aos custos sociais da nosso expansão, até que alguém volta para morder-nos a bunda ou assaltar-nos na varanda. E, enquanto é fácil culpar as grandes instituições e tendências sociais que nos levam a estas armadilhas, as nossas próprias escolhas e comportamentos – embora influenciados - são as responsáveis ​​por tudo que nos acontece.
Park Slope, Brooklyn, é apenas um microcosmo da ladeira escorregadia sobre a qual tantos de nós nos encontramos, hoje em dia. Vivemos em uma paisagem com tendência a um conjunto de comportamentos, e maneiras de fazer escolhas, que vão contra o nosso próprio melhor julgamento, assim como nosso auto-interesse coletivo. Em vez de colaborarmos uns com os outros, para assegurarmos as melhores perspectivas, para todos nós, buscamos vantagens de curto prazo, sobre recursos aparentemente fixos de decisão,  através dos quais podemos competir, mais eficazmente, uns contra os outros. Em suma, em vez de agirmos como  pessoas, agimos como corporações. Quando confrontados com um assalto local, a comunidade de Park Slope primeiro pensou em proteger a sua marca, ao invés de seu povo.
A crise financeira pode não ser um castigo por nossos pecados, mas é, pelo menos em parte, o resultado de nossa obsessão generalizada com valor financeiro acima dos valores de qualquer outro tipo. Nós nos desconectamos do que importa para nós, e crescemos dependentes de um esquema de negócios que nunca foi projetado para servir-nos, como pessoas. Mas, adotando o ethos deste modelo econômico - especulativo e abstrato – como  nosso, desabilitamos os mecanismos, através dos quais poderíamos identificar e corrigir o colapso do funcionamento da economia real, ao lado dele.
Mesmo agora, enquanto tentamos “tirar a nós mesmos do buraco” de um caos financeiro, causado, em grande parte, por essa mentalidade e comportamento, nos voltamos para a esfera corporativa, seus bancos centrais e métricas míopes, para medir o nosso progresso, de volta à saúde. É como se nós acreditassemos que vamos encontrar a resposta no fluxo de comércio e futuros, de um dos canais de finanças, da televisão a cabo, ao invés do mundo físico (real). Nosso investimento real, na construção de nossos bairros e de nossa qualidade de vida, fica em segundo plano, em relação às propostas de preços, para casas como a nossa, na seção do jornal, mal denominada "situação real". Olhamos para o Dow Jones médio, como se fosse o verdadeiro sinal vital da saúde da nossa sociedade, e para a taxa de câmbio da nossa moeda como medida de nossa riqueza, como nação, ou valor, como pessoas.
Isto, por sua vez, só nos distrai ainda mais das idéias e atividades, do mundo real, através das quais poderíamos, realmente, recriar algum valor para nós mesmos.




Da nossa tradição ocidental, cristã:




--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
__________________________________
http://twitter.com/prosperoclaudio
http://www.linkedin.com/in/cprospero 
http://www.facebook.com/people/Claudio-Estevam-Prospero/1253621184
http://sinapsesgaia.blogspot.com/ (Blog: Sinapses de Gaia) 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!

Se não quiser receber mais minhas mensagens avise-me para retirá-lo desta lista.

Um comentário: