sábado, 26 de janeiro de 2013

Efeitos colaterias de um crescimento irracional! Eles, sempre eles, os pecuaristas escravocratas! - Outra visão de desenvolvimento



QUARTA-FEIRA, 2 DE JANEIRO DE 2013
Efeitos colaterias de um crescimento irracional!
Eles, sempre eles, os pecuaristas escravocratas!

A criação de bovinos é a atividade econômica com mais inclusões na atualização da chamada “lista suja”, a relação de empregadores flagrados explorando escravos, mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.  Dos 56 nomes incluídos no cadastro, a pecuária bovina soma um total de 20 novas entradas.  Em outras palavras, 35,7%, mais de um terço dos incluídos, são pecuaristas.   A constatação reforça a relação entre exploração de escravos e desmatamento.  Eis aqui o método arcaico convivendo harmoniosamente com o mundo sofisticado da pecuária brasileira!

Presos brasileiros sempre mais numerosos nas masmorras desumanas!
O número de pessoas presas no Brasil cresceu 6% somente nos seis primeiros meses deste ano, intensificando uma tendência que fez do Brasil um dos três países do mundo com maior aumento da população carcerária nas últimas duas décadas. Segundo dados recém-divulgados pelo Ministério da Justiça, o número total de presos em penitenciárias e delegacias brasileiras subiu de 514.582 em dezembro de 2011 para 549.577 em julho deste ano. Em 1992, o Brasil tinha um total de 114.377 presos, o equivalente a 74 presos por 100 mil habitantes. Em julho de 2012, essa proporção chegou a 288 presos por 100 mil habitantes. No período, houve um aumento de 380,5% no número total de presos e de 289,2% na proporção por 100 mil habitantes, enquanto a população total do país cresceu 28%. O Brasil, neo-gigante despertado, está a produzir muitos efeitos colaterais....

Rio São Francisco, com a transposição, tem os dias contados!
Após quatro anos de monitoramento do rio e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, o biólogo José Alves Siqueira, 41, e outros 99 pesquisadores alertam: o rio está em processo de "extinção inexorável". Com as barragens [Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó], perderam-se todos aqueles peixes que sobem as corredeiras para se reproduzir. O São Francisco é o rio mais barrado do Brasil. O rio está sofrendo profundamente com o desmatamento de suas matas ciliares. Foram encontradas  62 espécies exóticas invasoras, que não são da flora brasileira, já nas áreas do canal. Quando ela [a invasora] chega, ocupa espaço de espécies nativas e provoca destruição das outras. Algo para ser feito em caráter emergencial [é] a implementação dos programas de recuperação de áreas degradadas. As grandes empreiteiras têm obrigação de implementar esses planos de recuperação. Isso não está acontecendo.

Comissão da verdade investiga massacre de índios Waimiri-Atroari nos anos 70
Eles não estão na lista oficial de desaparecidos políticos, nem de vítimas de violação de direitos humanos durante o regime militar no Brasil, mas foram considerados empecilhos para o desenvolvimento e guerrilheiros e inimigos do regime militar. Por resistirem à construção de uma estrada (a BR-174, que liga Manaus a Boa Vista) que atravessaria seu território, sofreram um massacre. Entre 1972 e 1975, no Estado do Amazonas, dois mil indígenas da etnia waimiri-atroari sumiram sem vestígios. Um número infinitamente superior aos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, no Pará.


E se estimulássemos, nas associações civis, nas escolas, nos sindicatos, nas rodas de amigos, etc. uma reflexão comparada entre o filme Avatar, o filme Belo Monte – uma guerra anunciada e o livro A Teia da Vida, de Capra?

“Nossa civilização sempre atua deste modo: quando alguma outra sociedade tem recursos que desejamos, os chamamos de selvagens, os tornamos nossos inimigos e tomamos o que queremos.” – Frase do filme Avatar antes do ataque aos povos nativos.

Algumas sugestões de focos de analise:
·        A “descoberta do Brasil” pelos europeus
·        As Expansões das Fronteiras Agrícolas.
·        Os “Projetos de Desenvolvimento da Amazônia” da Ditadura Militar: “substituir árvores, macacos e índios por empreendimentos econômicos”
·    Os “Projetos de Desenvolvimento da Amazônia” das Diretas Já: “substituir árvores, macacos e índios por empreendimentos econômicos” (Auto Estradas, Ferrovias, Hidrelétricas, etc.)!
·        As “Guerras ao Terror” (Bush - pai e filho)


entretenimento.r7.com/.../filme-avatar-ga...13 dez. 2012
filme Avatar, que será exibido pela TV Record no domingo, dia 16 de dezembro, às ...


www.youtube.com/watch?v...25 out. 2012 - 13 min - Vídeo enviado por Bia30sp
Resumo do Filme "Belo Monte uma Guerra anunciada" Direção André D'Elia Duca ...



Fritjof Capra
A TEIA DA VIDA
UMA NOVA COMPREENSÃO CIENTÍFICA DOS SISTEMAS VIVOS

Isto sabemos:
Todas as coisas estão ligadas
como o sangue
que une uma famlia....
Tudo o que acontece com a Terra,
acontece com os filhos e filhas da Terra.
O homem não tece a teia da vida;
ele é apenas um fio.
Tudo o que faz à teia,
ele faz a si mesmo.
TED PERRY, inspirado no Chefe Seattle

Outra visão de desenvolvimento:

domingo, 7 de outubro de 2012

Terceira Revolução Industrial melhora a DISTRIBUIÇÃO (na geografia e no tempo) e a QUALIDADE dos EMPREGOS GERADOS por REAL (R$) INVESTIDO 

Terceira Revolução Industrial tem como marca central a rede de energia/internet. O fundamental não está na energia, na internet ou na noção de rede, e sim na junção das três: não só a energia, mas parte crescente da prosperidade do século XXI virá de uma organização social assinalada pela descentralização, pela cooperação e pela partilha.

 A narrativa da Terceira Revolução Industrial apóia-se em cinco pilares:
 ·         primeiro está na passagem (nada trivial, é claro) das energias fósseis para as renováveis.

 ·         segundo, e talvez mais importante dos cinco pilares, é a transformação do estoque de construções de todo o mundo em micro usinas de coleta (e de distribuição) de energia. (Auto suficiência e excedentes vendidos à rede => Dispositivos eólicos, solares e biodigestores / processadores da biomassa (esgoto e restos de alimentos)).

 ·         terceiro pilar está em tecnologias que permitirão armazenar (para se poder, então, distribuir) o produto dessas fontes inevitavelmente instáveis de energia de que são potencialmente dotadas as edificações.

 ·         quarto pilar – que os dispositivos da economia da informação em rede possam promover a integração e a partilha desse fluxo de energia produzido de maneira descentralizada. Aí reside a nova unidade entre comunicação e energia. São redes inteligentes, bidirecionais, que operam com base em energias produzidas localmente, ao contrário das duas revoluçõesindustriais anteriores. A WEB Energética, onde todos são produtores e consumidores de energias limpas.

 ·         quinto pilar está no sistema de transportes, que dará maior peso aos equipamentos coletivos e também, no que se refere aos veículos individuais, aos carros elétricos e baseados em células combustíveis, integrados igualmente a esse sistema descentralizado de redes inteligentes.

 Analisando o efeito, no EMPREGO, de cada um dos Cinco Pilares da Terceira Revolução Industrial:


Ecocidade - Ligações Externas para exemplos de uso dos conceitos propostos


--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://automacao-inteligencia-organizacional.blogspot.com.br/ (Blog: Automação e Inteligência Organizacional)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário