quarta-feira, 6 de março de 2013

Projeto São Paulo Orgânico, desenvolvido dentro do governo do Estado pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: contraosagrotoxicossp <contraosagrotoxicossp@uol.com.br>
Data: 5 de março de 2013 02:11
Assunto: Projeto São Paulo Orgânico
Para: contraosagrotoxicossp <contraosagrotoxicossp@uol.com.br>

   Para acompanharmos de perto e ver se trocamos esse foco somente nos orgânicos para uma orientação e um apoio ao cultivo agroecológico, com distribuição de terra e justiça social. Mas estamos caminhando. SP precisa!!!


Saudações sem venenos,
Susana Prizendt
Coordenadora do Comitê Paulista da Campanha
Contra os Agrotóxicos e Pela Vida



Projeto São Paulo Orgânico



Hoje, dia 5 de março, às 10:00hs , do lançamento do Projeto São Paulo Orgânico, política pública estadual destinada a fomentar o mercado de produtos orgânicos e sustentáveis. (*)

O Projeto São Paulo Orgânico, desenvolvido dentro do governo do Estado pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, tem como objetivos:

A) Incentivar o mercado de orgânicos, apoiar os produtores de orgânicos, promover a difusão de tecnologias de orgânicos, formar novos multiplicadores dessas tecnologias com o objetivo de atender a demanda crescente por parte de consumidores por alimentos seguros e saudáveis.

B) Gerar emprego e renda, com respeito ao meio ambiente ao mesmo tempo em que atende à demanda crescente da sociedade.

C) produzir sem uso de insumos artificiais, controlando pragas e doenças da forma mais natural possível.

D) viabilizar a produção de orgânicos durante todo o ano.

E) aumentar a qualidade e também o valor agregado dos produtos. Uma das principais ações propostas pelo projeto que atendem a demanda dos produtores é a criação de uma linha exclusiva de financiamento para a agricultura orgânica.

O FEAP - Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - é uma política pública que permite apoiar produtores rurais e pescadores artesanais e suas associações e cooperativas, com financiamento de projetos com taxa de juros subsidiada, por meio de programas e projetos de desenvolvimento rural autorizados por decreto estadual.

Nesse evento, amanhã, será assinado o decreto, pelo Sr. Governador do Estado, que cria uma linha de financiamento específica para a Agricultura Orgânica.

Ela foi desenhada para viabilizar o acesso aos recursos necessários para a implantação de culturas orgânicas. O teto de financiamento da linha do FEAP que será assinada amanhã é de R$ 100.000,00 por agricultor, seja pessoa física ou jurídica e de R$ 400.000,00, para cooperativa ou associação de agricultores. O prazo de pagamento é de até 7 anos, com carência de até 4 anos, com taxa de juro de 3% ao ano.

Sementes orgânicas Dentro da política pública de apoio à produção de orgânicos, a CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, dará apoio aos agricultores por meio da produção e comercialização de sementes e mudas orgânicas, já em 2013. Serão produzidas e comercializadas sementes orgânicas de arroz, milho e feijão, atendendo à demanda de mercado.

Parcerias O projeto é amplo ao prever parceria com outras secretarias estaduais, prefeituras municipais, órgãos e entidades diversos como Fiesp, Sebrae, Apas, Faesp-Senar, Fetaesp, Senac, sindicatos de bares, hotéis, restaurantes, associações e cooperativas de agricultores e representantes do terceiro setor, como a AAO – Associação de Agricultura Orgânica. Rodada de negócios Parceria com a Biobrazil Fair, a feira brasileira de negócios que reúne os principais produtores, fabricantes, distribuidores e importadores do mundo orgânico.

O projeto São Paulo Orgânico vai promover, durante o evento (27 a 30 de junho de 2013, na Bienal, Ibirapuera) seminários e rodada de negócios para aproximar os produtores do mercado.

__________________________________________
Senhoras e senhores, amigas, amigos e colegas

 (...) Dentro desta linha de financiamento o agricultor poderá financiar a certificação orgânica de sua área produtiva, a aquisição de equipamentos e insumos destinados à transição agroecológica e a modernização da produção orgânica. Também poderá financiar a instalação e equipamentos para a produção de fertilizantes e defensivos orgânicos, análises laboratoriais (água, solo, fertilizantes e outros) e procedimentos legais como outorga d’água e georreferenciamento da propriedade. A linha também vai procura viabilizar o período de transição do sistema produtivo convencional para o orgânico, propor a adoção de inovações tecnológicas que diminuam o consumo de insumos químicos e incentivar a transformação de alimentos nos próprios locais de produção, adicionando valor aos produtos agropecuários.

Haverá   também  a   entrega  dos  certificados  de  técnicos  da  SAA  que participaram  do  primeiro  módulo  do  curso  de  capacitação  em sistemas orgânicos  de  produção,   o  lançamento  de livro de receitas com produtos orgânicos  (SAA), a divulgação da agenda do projeto (cursos de capacitação,  rodada  de  negócios,  seminários)  e  a  doação  da Biblioteca da Dra. Ana Primavesi  para  a SMA. Esta coleção de 5.000 livros sobre o tema,  da Dra. Ana  Primavesi,  pesquisadora  brasileira que é referência internacional em agroecologia,  será instalada no Parque Villa Lobos, no Centro de Referência de Educação Ambiental.

(...)
Formação de multiplicadores
Outra ação do projeto é a capacitação de técnicos de extensão rural da CATI - SAA, do ITESP-SJDC (Instituto de Terras do Estado de São Paulo, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania) e da SMA para realizar dentro de suas instituições a orientação de agricultores em sistemas orgânicos de produção. Para isso, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da. SAA (Apta) – criou um curso cujo  módulo  de formação já capacitou, em dezembro de 2012, 25 técnicos. A UPD terá como meta capacitar, em 2013, 200 técnicos da SAA, SMA e SJDC que multiplicarão o conhecimento da técnica de produção orgânica em suas respectivas instituições.

Incentivo ao mercado
Por outro lado, o aumento da base de consumo necessita de ações que aproximem produtores e consumidores, como feiras, exposições, rodadas de negócios, workshops e seminários e outros eventos que mostrem as oportunidades e desafios no mercado de produtos sustentáveis.

Parcerias
(...)

Rodada de negócios
Parceria  com a Biobrazil Fair, (…)

AÇÕES JÁ DESENVOLVIDAS

Câmara Setorial de Agricultura Ecológica
Criada  em  outubro  de  2000,  no  âmbito  da  Codeagro-  Coordenadoria de Desenvolvimentos  dos  Agronegócios  da  SAA  -,  a Câmara Setorial foi uma demanda  da  Associação  de  Agricultura Orgânica – AAO – e tem a função de canalizar  as  demandas  de  política  estadual  com  ênfase  na pesquisa e extensão agroecológica.

Projeto Guarapiranga Sustentável
O crescente interesse pela integração da cultura orgânica às questões ambientais, e mais especificamente com relação às áreas de proteção ambiental e de mananciais, fomentou ações conjuntas entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Secretaria de Meio Ambiente, a Fundação Florestal e a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. O projeto Guarapiranga Sustentável é uma delas. 

 O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável na Bacia do Guarapiranga, obter um diagnóstico atualizado da produção agrícola da região, construção da Rede de Agroecologia da Guarapiranga, disponibilizar para o agricultor familiar alternativas de diversificação da produção, com tecnologias socioeconômicas sustentáveis e promover o acesso a mercados especializados. Em 2010, a SAA e a SMA implantaram o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas e Ambientais  em conjunto com técnicos da Prefeitura Municipal de São Paulo. Hoje já existem na região 41 produtores em transição para a agroecologia, dos quais 8 possuem certificados como produtores de orgânicos.


(See attached file: convite-são paulo orgânico.docx)

João Carlos de Campos Pimentel
Diretor Técnico de Divisão EDR de Sâo Paulo CATI SAA

(*) texto extensionista adaptado de texto original do Comunicações da SAA

Ver também:  
Agricultura Sustentada pela Comunidade Local

SÁBADO, 9 DE FEVEREIRO DE 2013


ASCL- Slow Food - a CURA para o Fast Food: Restituir dimensão humana aos alimentos, instrumentos ecológicos e de prazer, de resgate social e econômico - começando devagar, em nossas comunidades locais

http://reflexeseconmicas.blogspot.com.br/2013/02/acsl-slow-food-cura-para-o-fast-food.html 


--
--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://mobilidadeurbana-prosperoclaudio.blogspot.com/  (Blog: Mobilidade Urbana)
**  http://automacao-inteligencia-organizacional.blogspot.com.br/ (Blog: Automação e Inteligência Organizacional)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário