segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A Evolução da Economia: De uma Economia Atual “Maluca” (Baseada em Dividas) para uma Economia Baseada em Recursos (= "A Terra não é plana e gira em torno do Sol")

A Evolução da Economia:

De uma Economia Atual “Maluca” para uma Economia Baseada em Recursos

“Estamos desperdiçando bilhões de vidas, trilhões de horas e ideias. Ideias é que geram Novas Tecnologias e estas é que elevariam nossa Qualidade de Vida a um nível inimaginável hoje. Da mesma forma que há 500 anos poucos podiam compreender que a Terra é redonda e que ela é que gira em torno do Sol!”

Joe Alexopoulos - ZDay 2012 - L.A.

Universidade do Sul da Califórnia (USC) - Graduação e MBA

Certificado como Planejador Financeiro e Auditor de Fraudes

Trabalha na Century City como Conselheiro e Gerenciador Financeiro de Pessoas com Grandes Fortunas


“Lembremos que há 500 anos acreditava-se que a Terra era plana e, mais 'loucura ainda' (para o 'bom senso' da época), Copérnico teve a ultrajante ideia de que 'talvez' a Terra girasse em trono do Sol, quando todos podiam ver que, obviamente, isto não era real: bastava olhar para o céu e ver o Sol girando sobre a Terra plana, nascendo no Leste e se pondo no Oeste.”

“Talvez o senso comum atual, sobre as realidades econômicas, seja tão estreito que esteja do avesso, como no caso do Sol girando sobre uma Terra plana. A relação que temos com o dinheiro é uma relação que temos desde antes do nascimento, por toda a vida e até depois da morte. Mas talvez como percebemos e entendemos o atual sistema sócio/econômico/monetário não seja bem o que ele é.”

“Assim como há 500 anos, se eu fosse Copérnico e contasse a você que o mundo é redondo, e não plano, e talvez a Terra gire em torno do Sol, todos diriam: 'Cara, você ficou louco! Vamos até a praia bem cedo. Veremos o Sol subindo do Leste. Você o verá contornar a Terra e se por no Oeste. Fim de papo. Não há mais o que falar. Vemos claramente que o Sol gira em torno da Terra e se você ainda não entende, vamos até o topo de uma montanha e olhe ao longe. A Terra é plana, seu estúpido! Vamos lá! Você precisa de um barco? Vamos sair de barco. Vou lhe mostrar, é plana!'”

“Mas, talvez, aquela pequena forma alternativa de ver as coisas, usando a imaginação, possa ser a forma correta de ver o modelo sócio/econômico/monetário em que vivemos hoje. Então eu peço que façamos uma pequena jornada. Vamos fingir que voltamos 500 anos e peço que julguem a informação que vão receber com base na qualidade do que ela é: faz sentido? Sem basear-se em de onde ela vem, seja a MSNBC [1] ou algo assim.

[1] MSNBC (estilizado como msnbc) é uma rede de televisão paga de notícias 24 horas, sediada nos Estados Unidos, também disponível na Europa, África do Sul, Oriente Médio e o Canadá. Seu nome é derivado das abreviações usadas pela Microsoft e aNational Brodcasting Company.

A MSNBC e o msnbc.com foram criados em 1996 numa parceria entre a Microsoft e a divisão NBC da General Eletric, hoje NBCUniversal. A parceria online do  msnbc.com foi encerrada em 16 de julho de 2012, e o site foi renomeado como NBCNews.com.O MSNBC, assim como seus canais irmãos, CNBC, NBC Sports Network e ShopNBC, partilham o mesmo logo do pavão multicolorido da NBC.  
http://pt.wikipedia.org/wiki/MSNBC


“Nossas percepções e valores são moldados pelo ambiente em que vivemos e pelas experiências que temos. Tomem como exemplo a forma como me visto. Todos pensam de certa forma sobre mim, e eu noto isso, dependendo da forma como me visto, de suas percepções. Essa coisa, chama-se gravata, é uma metáfora para o que eu considero uma coleira social. Quando você põe uma gravata, se despe de si mesmo e veste o comportamento, valores, crenças e entendimentos da instituição que faz você usar isso naquele dia. Talvez a forma como você vê e percebe as coisas seja como se colocasse uma gravata.”

“Portanto vamos afrouxá-la um pouquinho. Vamos mais longe, vamos tirá-la mesmo, certo? Vamos reconectar nossas mentes aos nossos corações e reunir um pouco mais de um melhor entendimento sobre a forma como esse mundo funciona. Quero mostrar que a informação que estou dando não é porque estudei aqui, tenho MBA e estudei macro e micro economia. Não importa o que eu faço. Importa se é verdade.”

“A informação sempre passa por três fases, se for verdadeira. Primeiro é ridicularizada: 'Joe, a Terra não é redonda, tá? O Sol não está no centro. Não giramos em torno dele.' Fazem graça, certo? Depois ela é tornada vilã e odiada [Inquisição] e, eventualmente, abraçada como verdade. Então peço que ponham suas crenças de lado, por um momento. Tentem não crer em tudo que contam porque suas crenças nem sempre estão certas. Vejam em meio à crença ('belief') há um pouco de mentira ('lie'). De um lado está o seu Ser ('being'), do outro está a sua Vida ('life'), e no meio, bem, talvez não seja o que você pensou.”

“Dito isso, o que é uma economia maluca (MAD)? É o que vivemos hoje: Money as Debt (Dinheiro como Dívida). Todo dinheiro: dólar, euro, shekel, franco. Não importa. Tudo vem de uma instituição bancária centralizada.”


Ver as imagens abaixo, síntese do vídeo:

Uma Economia Maluca - Joe Alexopoulos - ZDay 2012 - L.A.







Para saber mais:


"O Movimento Zeitgeist" (MZ) é o atual identificador do movimento social descrito nos ensaios a seguir. O nome não tem nenhuma relação histórica significativa com qualquer especificidade cultural e não deve ser confundido/associado com qualquer outra coisa previamente conhecida com um título similar. Na verdade, o título é explicitamente baseado no significado semântico dos termos em si. O termo "Zeitgeist" é definido como o "clima intelectual, moral e cultural geral de uma época." O termo "Movimento" implica simplesmente em um "movimento" ou mudança. Por isso, o Movimento Zeitgeist (MZ) é uma organização que luta por mudanças no clima intelectual, moral e cultural dominante da época.

Um comentário:

  1. TZM - Uma Nova Forma de Pensar  [Grupo, no Facebook, para discutirmos os capítulos do livro]

    Versão, em PDF, da tradução colaborativa do livro “The Zeitgeist Movement Defined: Realizing a new train of thought“, como se encontrava em 17/03/2015. BAIXE AQUI:

    https://www.facebook.com/groups/629135447734709/files

    Obs.: disponibilizo aqui por não estar conseguindo acessar a versão online do site:

    UMA NOVA FORMA DE PENSAR - O MOVIMENTO ZEITGEIST

    ResponderExcluir