terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como poderia ser Um Dia na Vida de uma Sociedade que evoluiu para além da Economia de Mercado Capitalista (Eficiência de Mercado - Lógica do Dinheiro - Modelo Financista)

[Clique na imagem para ampliá-la]
Fonte da imagem: Vênus Project Califórnia  [https://www.thevenusproject.com/br/]


(16) Estilo de Vida, Liberdade e o Fator Humanidade

A liberdade é algo mais do que o direito de viver como nós desejamos? Nada mais. [807] - Epíteto

(...)

Estilo de vida

Conforme a tecnologia se desenvolve e o conhecimento científico evolui, a cultura muda. Esta tem sido a tendência da história. Com o desenvolvimento exponencial das tecnologias baseadas na informação e, consequentemente, a tecnologia aplicada que então emerge, cada geração desenvolve novos valores, associações, modos e expressões. Vamos imaginar despertar uma manhã em uma EBRLN [a] - um dia na vida:

[a] EBRLN - Economia Baseada em Recursos e Lei Natural

Você acorda para um zumbido geralmente tranquilo de tráfego leve, com os trens maglev movendo-se rapidamente através da cidade. Sendo um amante de vistas altas, você sai da cama, no 20º andar de um simples ainda que elegante complexo de apartamentos extrudados via molde, que convertem toda a luz solar em energia através de tintas fotovoltaicas em suas camadas mais externas. Você tem um fugaz momento de encantamento com esta realidade enquanto o sol irrompe através das janelas, forçando o aumento da atenção para fora de seu estupor do inicio da manhã. 

Enquanto emerge do sono, você também é lembrado de seu primo ter participado daquela iniciativa global, impulsionada pela universidade, de cerca de duas décadas atrás, que procurou aperfeiçoar esta tecnologia de pintura a um grau de eficiência nunca antes visto. Em poucos anos de colaboração, esta tinta PV atingiu 90% de eficiência energética, o que a torna viável em praticamente qualquer estrutura. Você se lembra da alegria e satisfação que o seu primo sentiu quando sua equipe estava na linha de frente quando este avanço para a humanidade foi alcançado. Era como a euforia sentida entre os companheiros de equipe de futebol depois de um gol ter sido marcado.

Lentamente ganhando foco conforme suas pupilas encontram o equilíbrio com a luz invasora, você olha para fora da janela e nota uma enorme máquina, suspensa por um tipo de guindaste, lentamente adicionando uma nova seção na estrutura do edifício do qual você é uma parte. Quase como mágica, a máquina é capaz de formar, a partir do que parece, a primeira vista, uma espécie de plástico líquido, uma nova configuração de apartamento e acrescenta a forma na estrutura existente. Silenciosamente, com segurança e, estranhamente, com muito poucas peças, não há técnico à vista, mesmo que provavelmente alguém esteja acompanhando o processo de algum lugar. Sensores de luz piscando e escaneando, sobre a enorme máquina, parecem sugerir que ela entende tudo sobre a área circundante e o que precisa fazer.

Olhando mais longe. no horizonte da cidade, há uma sensação imediata de sinergia com a natureza. A cidade não tem concentrações inadequadas ou em desequilíbrio. Os habilidosos sistemas de transportes que zunem pela cidade, que são de alta tecnologia, de fato parecem unir-se perfeitamente com a vegetação, lagos e canais. De repente, um quadro na parede, ao lado da janela, chama a sua atenção. Ele é um antigo retrato de arquivo, de quase o mesmo ponto de vista, mas fotografado muitas, muitas décadas antes, durante o que, no folclore popular moderno, hoje chamamos de "última idade das trevas".

Neste retrato uma sensação de tensão, congestionamento e conflito é sentida. Uma longa corrente de automóveis é vista, em uma faixa de estrada de concreto bruto, cobrindo todo o caminho para fora da moldura. Você se lembra de seu ensino de história, anos atrás, que naquela época a prática monetária, criando grande pressão e discórdia, com as pessoas se acumulando nas cidades para obter um emprego e, consequentemente, ganhar dinheiro, a fim de comprar coisas e sobreviver. Você, então, pensa em como as coisas mudaram de fato, se sentindo um pouco triste por aquela cultura primitiva e feliz por ter nascido quando nasceu. É claro que, percebendo que você também vive em uma era fugaz, conforme o tempo passa, você tenta imaginar quais aspectos de sua vida hoje um dia serão considerados ultrapassados, no futuro.

Com fome, você entra na cozinha do apartamento. É um projeto relativamente novo que você não tinha visto ainda. Embora o conceito de sistemas e o interesse em combinar e unificar o design industrial tenham sido mencionados fartamente em seus materiais educativos, como um estudante de engenharia, você percebe o grau avançado de eficiência já alcançado. A cozinha é uma unidade. Os pratos e utensílios são concebidas para o processo de lavagem e de armazenamento, que são diretamente incorporados. Uma vez que um prato está sujo, ele é colocado em um compartimento que já compreende a natureza pré-concebida do prato e processa o prato com uma espécie de limpeza a vapor e uma configuração de UV que também o esteriliza. Automaticamente,o prato é, então, retornado ao local apropriado no dispensador de prateleira, para a próxima utilização. É como se a cozinha fosse uma grande máquina, unificada.

No entanto, verificando a geladeira, você percebe que se esqueceu de pegar provisões para a sua curta estadia. Você pondera se descerá ao nível mais baixo para pegar essas provisões e voltar, mas você decide que é hora de seguir em frente e que você vai comer alguma coisa em um café, no caminho. Assim que sai do apartamento, você passe a chave de acesso no painel de controle, para confirmar a sua saída final e, em seguida, olha para o painel de controle para encontrar o botão "limpar". Depois de um pouco de frustração, você finalmente percebe que o apartamento foi projetado com um sistema de sensor de movimento, com base no tempo, para limpar-se automaticamente quando nenhum movimento for detectado.

Você, então, perceber o robô CF6 no canto e faz uma pausa para se maravilhar com a proeza técnica incrível que é ter este robô que entende a natureza exata do espaço, quais coisas pertencem a ele e quais não, tudo programado com percepção espacial 3D absoluta do apartamento, para limpar e organizar. É difícil para você imaginar como deve ter sido penoso esse trabalho diário de manutenção, em gerações anteriores.

Saindo do apartamento, que na verdade é um local de acesso temporário que você "alugou" por meio de um serviço online, você entra nos corredores e quase colide com um homem mais velho se movendo rápido, que deixa cair um pequeno laptop. Você percebe que ele é um dos gerentes do complexo de apartamentos. Você o ajuda a pegar o objeto e ele pede desculpas profusamente. "Sinto muito!" ele exclama. "Nós temos um problema com o CF6 no nível 12 e eu preciso reiniciá-lo!" "Que bom que nós sempre temos alguns backups para cada quarto!"

Você agradece a ele gentilmente pelo seu lugar bem cuidado e continua em seu caminho, com uma breve reflexão de volta para aquela foto histórica, no quarto de que você acabou de sair. Há muito tempo, no passado, o sentido de contribuição das pessoas sempre era associado a dinheiro. Eles tinham empregos, como eram chamados. Hoje, a vocação das pessoas é uma questão de escolha, facilitada também por um senso básico de responsabilidade social. Nossa sociedade é projetada para cuidar de nós como um só, então por que não devemos cuidar da própria sociedade em troca? O homem por quem você passou mantém aquele edifício, porque ele gosta de ajudar os outros e uma vez que ele próprio só precisa trabalhar algumas horas por semana nesse cargo, ele vê seu tempo voluntário como valioso e sem ônus, ajudando, feliz, outras pessoas que muito apreciam a contribuição. Isso faz com que ele se sinta mais como parte da comunidade.

Saindo do prédio, a rua está animada, com movimento. Você percebe um café francês retro, com aspecto artístico, na esquina e ri para si mesmo da nostalgia sem sentido, mas ainda assim bonita. Você entra e senta numa mesa de canto pequena, sorrindo educadamente para a família do outro lado da rua. Percebendo que você está ficando sem tempo, pois você tem que pegar um trem para assistir a uma conferência a umas duas centenas de quilômetros de distância, você tecla um pedido simples no menu do quiosque no centro da mesa. Chá e waffles. Uma vez encaminhado você não pode deixar de notar uma vibração leve que ocorre atrás de sua cabeça.

Já que seu avô era um engenheiro que ajudou a projetar o sistema automatizado de cozinha original, isso é curioso para você já que a tradição de costume era colocar a unidade de processamento acima e ao centro no espaço. Parece que havia alguma restrição nesta área estreita então eles a esconderam para o lado. Cerca de dois minutos depois, uma luz vermelha aparece na mesa para alertá-lo de que o seu pedido está pronto. Uma porta de vidro se abre, que é perpendicular à parte de cima da mesa e um transportador se estende para revelar o seu chá e waffles. Você pega a bandeja e se apressa para terminar, na esperança de não perder seu trem. Uma vez feito isso, você desliza a bandeja de volta para a abertura e ela se fecha para limpeza.

Quando sai do café, você não pode deixar de notar um decalque com a silhueta de uma forma feminina com uma bandeja, curvando-se sobre o que parece ser uma mesa. No início, a imagem confunde você e então você se lembra que houve um tempo na história em que as pessoas eram escravas dos outros deste mesma forma. Antes do restaurante automatizado, as pessoas realmente desperdiçavam o seu potencial, esperando uns pelos outros e manualmente trazendo comida e recebendo pedidos. Mais uma vez, você fica feliz por ter nascido quando nasceu.

Dirigindo-se para fora você percebe que tem uma longa caminhada. Ponderando embarcar no carrinho maglev, que circula constantemente sobre a cidade como um verme gigante, você decide que provavelmente vai ser muito lento. Então, você caminha para a rua paralela, que é onde os carros automatizados zunem em seus trajetos personalizados. Usando o seu telefone celular, que tem uma aplicação especial vinculada ao sistema de transportes da região, um táxi branco percebe rapidamente a sua chamada e pára na esquina. Você entra na frente do táxi e descreve verbalmente o endereço. Uma voz confirma o seu pedido e você está a caminho. 

Chegando na estação de trem, você sai do táxi e começa a seguir o seu caminho. Enquanto caminha você nota uma pessoa com uma grande mala ao seu lado, carregando-a. Isto o deixa perplexo. Parece tão árduo e desnecessário. Você se pergunta por que alguém iria precisar de uma bagagem tão grande quando as coisas básicas, de que todo mundo precisa, podem ser encontradas em qualquer cidade do mundo, sob demanda. A ideia de bagagem parecia inadequada e estranha. No entanto, antes de você ter um momento para refletir sobre isso mais um pouco, o homem na sua frente, de repente, cai no chão.

Imediatamente uma grande multidão começa a se formar, para ver se podem ajudar. Sendo o mais próximo dele, você observa que as características parecem ser de um ataque cardíaco. Embora extremamente raro no mundo, naquela época, eles ainda ocorrem, ocasionalmente. Usando seu telefone, você tecla o número de emergência 331 com a palavra "médica". Isso envia uma notificação instantânea de emergência para uma equipe local de voluntários treinados na prática médica, juntamente com a localização, via GPS. Em poucos minutos, uma equipe chega e trabalha para salvar a vida do homem. Como o homem ainda respirava, ele é colocado em um veículo de emergência automatizado, que zune para o hospital local. Preocupado com o destino do pobre homem, você se recompõe e continua, ainda mais atrasado do que antes.

Finalmente chegando ao seu trem, você entra e senta-se. Dentro de instantes as portas se fecham e você respira um suspiro de alívio. Em seu assento existe um centro de entretenimento que tem conteúdos de mídia sob demanda. Quando o trem começa a acelerar, de repente você se lembrar que seu sobrinho produziu um longa-metragem sobre a migração de baleias, recentemente, mas você não consegue lembrar o nome. Dado que este centro de mídia tem um link para. literalmente. todos os conteúdos já produzidos na história humana, digitalizado e dentro de um banco de dados acessível, você declina da ideia de procurá-lo entre os milhões de filmes.

Em seguida, ele vem a você! Assim, você digita o título e lá está ele. No entanto, sua lembrança de que sua viagem é de apenas cerca de 275 milhas faz você perceber que você não vai chegar longe, já que este trem maglev move-se a cerca de 3.000 mph. Você vai ter sorte se você assistir 8 minutos do filme. Então, ao invés de estragar a experiência, você decide revisar por alto algumas notas que você trouxe para a conferência. O tema da conferência é terraformação. Grande interesse está sendo demostrado pela humanidade em continuar a explorar a ideia de habitar o espaço, e esta conferência irá abordar os potenciais atualmente disponíveis.

No entanto, antes que muitas reflexões possam ser feitas, você chega ao seu destino. Você sai do trem e entra na estação. Você percebe que você precisa de algum equipamento para algumas tarefas programadas que serão abordadas na conferência, assim você caminha para a biblioteca de tecnologia local. Você precisa de um laptop versátil e de uma série de cartões de armazenamento para redigir suas notas e trabalhar depois que isto for feito. Você entra na biblioteca e sente um zumbido em seu telefone. Você o puxa para fora e uma notificação curiosa dá boas-vindas ao centro de tecnologia dessa região e pergunta se você precisa de ajuda em sua busca.

Isto o deixa perplexo, no começo, mas então você se lembra que a rede de bibliotecas da região foi recentemente atualizada para permitir um sistema de reconhecimento universal, facilitado por um aplicativo de telefone que você tinha instalado antes, ao usar outra biblioteca, na mesma região, anos atrás . Você tinha se esquecido disso. "Que conveniente!", Você pensa. Você descreve o laptop e os cartões de memória e ele retorna os perfis dos produtos. Você acha que está correto. Uma vez confirmado, um mapa visual da biblioteca aparece que mostra a sua localização e a localização da área com os bens que você precisa. Você se move para essa área e recolhe os itens. Em seguida, você sai da biblioteca, acessa um táxi automatizado, e você está a caminho da conferência.

Um número de horas mais tarde, a conferência termina. Você está inspirado, exausto e com fome, depois de ter-se esquecido de comer a maior parte do dia. Você decide que uma refeição estilo italiano soa bem. Felizmente, você percebe um restaurante como esse a poucos quarteirões abaixo e começa a andar. O telefone toca. É um associado de sua cidade natal. Ele afirma que há um problema com um dos múltiplos produtores de alimentos e ele é incapaz de responder devido a uma emergência pessoal própria. Você afirma que você vai se colocar online e verificar o status do sistema e retornará para ele.

Você entra rapidamente no restaurante italiano e senta-se em uma pequena mesa. É uma noite muito ocupada, por isso é mais barulhento do que você preferiria. Você pega o laptop, que tem uma ligação à Internet por satélite, em todos os momentos, e navegue até os mainframes técnico de sua região para verificar se há erros de status. Com certeza, há um problema de energia, no setor cinco da estrutura da fazenda vertical automatizada, na região nordeste. Você acessa uma imagem digital do layout físico que, por um tipo de codificação de cores, revela uma linha rompida de cabo de um conversor de energia. Tendo visto este problema antes, uma vez que você tem sido supervisor da produção de alimentos de sua região, por cerca de oito anos, você tem uma sensação de alívio, já que o problema é muito simples de resolver.

Com poucos comandos, um robô modular CR9 está agora sob seu controle, na fazenda. Através desta capacidade de controle remoto você é capaz de guiar a máquina para a área do problema e explicar a questão. Este robô, como o do apartamento que você tinha antes, tem uma compreensão completa de todos os sistemas físicos e técnicos na operação. Um modelo 3D da planta e seu projeto de infra-estrutura é, literalmente, programado nesses CR9s e tudo o que é preciso é um pouco de orientação da equipe de gestão e ele rapidamente entra em ação para corrigir um problema. Uma vez no local, o CR9 entende rapidamente o problema, de forma clara, e move-se para substituir o cabo de alimentação ruim. Em poucos minutos, o problema está resolvido. Você chama seu parceiro e ele agradece gentilmente pela assistência.

Agora. com muita fome, você precipita-se sobre o menu do quiosque e encontra o maior prato de massa que você pode! Você entra seu pedido, juntamente com um coquetel forte e um pouco de água, e espera. Cerca de dez minutos depois, um mecanismo na mesa abre, a partir do lado, elevando a sua agora visualmente sedutora refeição à superfície, na sua frente. Você mergulha! Comendo próxima, você não pode deixar de notar uma mulher com feição gentil olhando para você, a partir do canto. Você sorri e ela vem. 

Ela pergunta: "Como está?" Você responde "Muito bom. Você é a gerente aqui? " Ela balança a cabeça. Você, então, segue descrevendo como o seu avô ajudou a projetar o sistema de cozinha que ela está usando. Ela se ilumina e diz: "Minha família tem alimentado as pessoas durante nove gerações. Às vezes eu retorno ao passado e cozinho a comida eu mesma, apenas para me divertir! " Ambos riem da nostalgia, comparando a ideia com aqueles que ainda consertam manualmente carros velhos, apenas por diversão.

Após a refeição e conversa, você decide que é hora de se retirar para dormir. Usando seu telefone, você localiza um quarto disponível a alguns metros. Você entra no edifício, obtêm um cartão-chave a partir de uma parede automatizada de chaves, sobe para o seu quarto e dorme. A vida segue em frente.

O texto acima foi extraído do seguinte capítulo, em revisão para publicação no site:

Ensaio 16: Estilo de Vida, Liberdade e o Fator Humanidade

Diagnósticos e soluções propostas no livro:

O MOVIMENTO ZEITGEIST-UMA NOVA FORMA DE PENSAR
A tradução (colaborativa) dos capítulos 1 a 11 está disponível no site (estamos trabalhando nos demais capítulos  - se desejar ajudar na tradução / revisão, veja como no link):


3 comentários:

  1. vamos em busca desse estilo de vida!

    ResponderExcluir
  2. TZM - Uma Nova Forma de Pensar [Grupo, no Facebook, para discutirmos os capítulos do livro]

    Versão, em PDF, da tradução colaborativa do livro “The Zeitgeist Movement Defined: Realizing a new train of thought“, como se encontrava em 17/03/2015. BAIXE AQUI:

    https://www.facebook.com/groups/629135447734709/files

    Obs.: disponibilizo aqui por não estar conseguindo acessar a versão online do site:

    UMA NOVA FORMA DE PENSAR - O MOVIMENTO ZEITGEIST

    ResponderExcluir