domingo, 18 de janeiro de 2015

Tendências: [Empresa (Fundação) / Nro.Empregados / Receita por Empregado] => [Walmart (1962) / 2,100,000 / $200,000] > ... > [Facebook (2004) / 3,000 / $1,423,000] !!! E agora?

 [Clique na imagem para ampliá-la]

**** Trecho: Parte 1 - Cap. 9 - Desemprego Amanhã
**** Disponível em:
http://robosvaoroubarteuempregomasok.blogspot.com.br/2014/12/parte-1-cap-9-desemprego-amanha.html
Eu acho que você entende onde isto vai dar. As companhias multi-bilionárias recém-criadas não têm amarras, tais como trabalhadores idosos de gerações anteriores, então elas podem se concentrar em eficiência desde o início. Grandes companhias com mais de 20 anos de idade são como elefantes velhos, tentando se mover através de um lugar lotado. Elas são pesadas, e lentas. Elas têm bastante “excesso de bagagem” [8] (acompanhe comigo), de que elas gostariam de se livrar, mas elas não podem.
As novas companhias não têm esses problemas. Elas são ágeis. Elas podem contratar os melhores, e apenas os melhores desde o início. Elas encorajam a automação, ao invés de resistir a ela. Elas empregam todas as estratégias possíveis para aumentar a produtividade; isto é, a receita por empregado. Olhe para a Tabela 1.3 novamente. O McDonald's foi fundado em 1940, e a receita por empregado é de $60.000. Conforme nós avançamos para os tempos atuais, nós vemos um decréscimo progressivo no número de empregados (exceto pelo Walmart, mas nós vimos antes como isso tem probabilidade de mudar bem cedo), e um acréscimo na quantidade de riqueza que cada empregado cria.
Os últimos e mais impressionantes valores são representados pelo Facebook, com meros 3.000 trabalhadores, onde cada um está criando mais de $1,4 milhões em riqueza para a companhia. Alguém poderia descartar o Facebook como apenas fogo de palha, uma moda que logo terá passado. Mas considere isto. Na economia atual, um dos recursos mais valiosos não é representado em bens materiais. É a informação. Informação pessoal sobre nós, nossos hábitos, nossos desejos. Quem são nossos amigos, com quem nós temos encontros, o que nós pensamos. Nós nos tornamos o produto. O Facebook tem a mais extensa base de dados de informação pessoal já criada na história, aproximando-se de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, e crescendo.
Governos, companhias, e serviços de inteligência desejam essa informação. De fato, há uma quantidade significativa de especulações de que o Facebook possa estar vendendo nossa informação pessoal para tais instituições por lucros, [9] mesmo que o Facebook tenha rejeitado tais alegações. [10] A despeito da veracidade dessas acusações, não há dúvidas que o Facebook tem um valor intrínseco muito maior do que sua receita total.. Um número que já é impressionante sozinho, considerando quão pouco tempo ele levou para alcançar $4,27 bilhões, com apenas 3.000 empregados.
Então se novas indústrias só precisam de pessoas altamente educadas, espertas e dinâmicas; e as velhas indústrias estão substituindo os trabalhadores humanos em favor da automação; o que você vai fazer com aqueles milhões que não têm educação formal e não têm os meios para nem mesmo começar a aprender habilidades sofisticadas?

Iniciada em 05/11/2014 - Finalizada em 05/12/2014
Ver o evento:
https://www.facebook.com/events/1509099509345398/


Um comentário:

  1. TZM - Uma Nova Forma de Pensar  [Grupo, no Facebook, para discutirmos os capítulos do livro]

    Versão, em PDF, da tradução colaborativa do livro “The Zeitgeist Movement Defined: Realizing a new train of thought“, como se encontrava em 17/03/2015. BAIXE AQUI:

    https://www.facebook.com/groups/629135447734709/files

    Obs.: disponibilizo aqui por não estar conseguindo acessar a versão online do site:

    UMA NOVA FORMA DE PENSAR - O MOVIMENTO ZEITGEIST

    ResponderExcluir