quarta-feira, 28 de março de 2018

Morte do dólar americano? China lança petro-yuan para desafiar o domínio do dólar





Morte do dólar americano? China lança petro-yuan para desafiar o domínio do dólar
Publicado: 26 de março de 2018 09:32


TRADUÇÃO DE:
Death of US dollar? China launches petro-yuan to challenge greenback’s dominance

https://www.rt.com/business/422314-petro-yuan-futures-dollar-death/


Os futuros de petróleo bruto altamente esperados, com garantia do yuan, foram lançados em Xangai. A China é o maior consumidor de petróleo do mundo, com os olhos nos benchmarks rivais Brent e WTI, além da moeda norte-americana.

A negociação dos novos contratos futuros de petróleo para liquidação em setembro começou na Bolsa Internacional de Energia de Xangai a 440,20 iuanes (US $ 69,70) por barril, informa o jornal chinês South China Morning Post. Cerca de 18.540 lotes foram vendidos e comprados até o momento.

O tão esperado passo evocou um aumento nos preços globais do petróleo com o Brent Crude subindo para US $ 71 o barril pela primeira vez desde 2015. O West Texas Intermediate (WTI) atingiu o maior nível em três anos a US $ 66,55 por barril, antes de recuando para $ 65,53.

Especialistas consideram os contratos chineses dominados pelo yuan tão históricos pois os novos futuros simbolizam a primeira vez que os investidores estrangeiros podem acessar um mercado chinês de commodities. O lançamento encerra anos de retrocessos e atrasos desde a primeira tentativa do país de listar os títulos em 1993.

Ao mesmo tempo, o lançamento do petróleo em yuan é visto como um golpe para o dólar americano que vem se enfraquecendo nos últimos meses. O dólar dos EUA é a moeda de liquidação predominante para contratos futuros de petróleo. Na segunda-feira, o dólar caiu para ppnto mais baixo, de 16 meses,  contra o iene, mas permaneceu estável contra uma cesta de seis principais moedas

As autoridades chinesas teriam acelerado o lançamento em meio a crescentes importações de petróleo bruto. No ano passado, o país ultrapassou os EUA como o maior importador de petróleo do mundo. Assim, os contratos podem não apenas ajudar a obter algum controle sobre os preços das principais referências internacionais, mas também promover o uso da moeda chinesa no comércio global.

O dólar vai se enfraquecer, assim que outras nações tiverem uma alternativa real e confiável, Ann Lee, professora adjunta de Economia e Finanças da Universidade de Nova York e autora do livro "O que os EUA podem aprender com a China", disse à RT.

“É mais uma mudança de jogo para os EUA. Assim que outros países tiverem uma alternativa real e confiável ao dólar americano, eles podem despejar dólares e mudar para o yuan, o que pode desencadear uma crise do dólar. Se isso acontecer, não só haverá inflação das tarifas, mas também da inundação de dólares ”, disse Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário