sexta-feira, 18 de maio de 2018

#Baterias #Solar #WEB #Energética - Novidades da semana [20180518]

(Clique na imagem: ampliar)

Um relatório apoiado pela Organização das Nações Unidas e lançado no último dia 5 apontou que a capacidade de geração de energia renovável global, como a energia eólica, energia solar e hidrelétrica, teve um crescimento duas vezes mais expressivo do que dos combustíveis fósseis no último ano. Uma grande parte disso se deve aos projetos de expansão da energia solar na China, no lugar de investimentos nos tradicionais combustíveis fósseis, responsáveis pela poluição do ar que causa mudanças climáticas. No âmbito global, os investimentos em energias renováveis cresceram em 2% com relação ao ano anterior, atingindo um total de US$ 279,8 bilhões em 2017. Segundo o levantamento realizado pela Frankfurt School-UNEP Collaborating Centre em parceria com a Bloomberg New Energy Finance, a expansão da energia renovável, o que inclui as usinas eólicas, movidas a biocombustíveis e geração de energia geotérmica, ultrapassou os 70 gigawatts em capacidade líquida adicionada em novos empreendimentos com combustíveis fósseis em 2017.


Europa Baterias ('HD WEB Energética')
"A Varta Storage e a E-One Moli Energy querem cooperar no desenvolvimento de baterias de íons de lítio de alto desempenho para o mercado europeu. 

O motivo é a crescente demanda por células de íon de lítio, disseram as companhias na quinta-feira. A capacidade de trabalhar com o Moli na Europa se encaixa perfeitamente com os aplicativos que o Varta Storage oferece. 

As novas baterias de alto desempenho são usadas principalmente em aplicações domésticas e de jardinagem sem fio, disse Gordon Clements, gerente geral de Energia e Energia da Varta Storage.

O parceiro canadense planeja 'aumentar significativamente' sua capacidade de produção nos próximos dois anos. A Varta Storage é um parceiro fundamental para o mercado europeu. 
Ambos os lados poderiam se beneficiar das células da próxima geração. A Varta Storage e a Moli perseguiram o objetivo comum de levar as baterias de íons de lítio mais potentes ao mercado o mais rápido possível."  

- Tradução: Arnaldo M. Botteon  (Linkedin)   



Europa + 2,5GW Solar SEM subsidio!!
"Mais de 2,5 GW de energia solar livre de subsidio na Europa
Publicado em 18 de mai de 2018

A energia solar livre de subsídios está decolando nos mercados europeus, onde o sistema fotovoltaico agora pode produzir eletricidade a um custo que supera outras fontes de geração, disse Jason Deign, da Solarplaza.

O progresso da PV em direção à paridade de mercado no sul da Europa levou a uma explosão nos projetos livres de subsídios nos últimos meses. A pesquisa da Solarplaza indica que mais de 2,5 GW de capacidade livre de subsídios foram anunciados nos últimos seis meses em Portugal, Espanha , Itália e França." 

- Tradução de Arnaldo M. Boteon (Linkedin)



#Solar + #MercadoLivre: #NovasOpções 
O recente leilão anunciado pela Companhia de Energia de Minas Gerais S.A. (CEMIG) abriu novas perspectivas para a energia fotovoltaica em grande escala no Brasil: a contratação de projetos através do mercado livre de energia.

Os grandes projetos fotovoltaicos, vinham sendo contratados fundamentalmente através dos leilões centralizados da ANEEL, atendendo o mercado regulado de energia que continuará sendo fundamental para o desenvolvimento da cadeia fotovoltaica brasileira.

A energia solar entrou no radar dos consumidores livres a medida que a setor fotovoltaico vem amadurecendo e ganhando eficiência, criando condições para preços bastante competitivos conforme verificados nos últimos leilões da fonte. (...)   



#Minas: #Solar + #Baterias  
Minas ganha usina pioneira que armazena energia solar

(...) A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) inaugura a primeira minigeração conectada à rede no país com potencial para fornecer aproximadamente 480kWh/ano. A novidade principal do projeto – que conta com parceria da Alsol Energias Renováveis, do Grupo Algar, na execução –, é o armazenamento da energia captada ao longo do dia para ser devolvida à rede no período noturno coincidindo com o horário de maior demanda. (...)  



#TataPower #240%aumento #Lucro #EnergiasRenováveis
"Tata Power, 'maior empresa de energia integrada', da Índia, relatou um enorme aumento (240%) no lucro de seus negócios de energia renovável durante o ano fiscal que terminou em março de 2018.

Curiosamente, a empresa também relatou sua maior perda da Coastal Gujarat Power Limited, a maior usina de carvão da Índia. As perdas na usina aumentaram no último ano fiscal devido ao aumento de 25% nos preços do carvão, informou a empresa em um comunicado à imprensa.

Em termos de capacidade instalada, a energia renovável tem uma participação de 29% na Tata Power. Embora em termos de capacidade, a participação pode ser alta, em termos de geração, a Tata Power precisa fazer muito para aumentar a participação da energia renovável. A empresa espera ter uma participação de 'fontes de energia verde e limpa' na geração de 40-50% até 2025."...
Arnaldo M. Botteon (Linkedin)


Artigo, em inglês:



#250megawatts (MW) #solar  #microgeração  #minigeração #distribuída
BRASIL TEM MARCA HISTÓRICA COM MICRO E MINI GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR
"O Brasil acaba de atingir a marca histórica de 250 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e na zona rural."

Saiba mais:


#Solar #Brasil +100%a.a. #desde2013!!!
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR
11.997 seguidores
Rodrigo Sauaia e Ronaldo Koloszuk: Solar fotovoltaica: a fonte renovável do século XXI
"Poucos setores no Brasil cresceram de forma tão robusta nos últimos 3 anos, período em que o País atravessou uma de suas piores crises econômicas, como o solar fotovoltaico. O setor destacou-se em comparação com a economia nacional, crescendo a taxas de mais de 100% por ano [1], desde 2013. E a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) se orgulha de desempenhar papel relevante nesta trajetória."

Saiba mais: 

[1] Lei de Moore (informática): 
A lei de Moore surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido por Gordon Earl Moore. Tal lei dizia que o poder de processamento dos computadores (entenda computadores como a informática geral, não os computadores domésticos) dobraria a cada 18 meses.

É a base do conceito de Desenvolvimento Exponencial de Tecnologias (Disrupção / Transformação Digital).

Moore= dobrar a cada ano e meio
Solar Brasil = dobrando a cada ano!!!!


ROBÔ PARA A LIMPEZA DE PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS SEM ÁGUA. Monitorados remotamente...

Esses robôs automatizados podem limpar as fazendas solares sem usar água. O Ecoppia E4 tem um sistema automatizado que significa que é completamente auto-sustentável mesmo em dias nublados. O sistema sem água também é benéfico para fazendas solares que estão localizadas em climas áridos, onde a energia solar seria mais benéfica.

[com baterias = operar à noite, sem interferir produção energia] 


Ecoppia promove solução na limpeza de poeira de painéis solares, removida durante a noite, sem a intervenção humana e sem gastar uma gota de água sequer.

Um dos melhores aspectos de um local quente e desértico, como em Israel, é um sol que brilha durante 300 dias do ano. Essa é a condição perfeita para as usinas de energia solar, mas com uma desvantagem – a poeira.

As tempestades de areia lançam partículas nos painéis solares fotovoltaicos, causando a queda de sua eficiência ao longo do tempo. Até 40 por cento da energia pode ser perdida por causa da poeira. Painéis com menor eficiência resultam em uma menor quantidade de energia retornando à rede e, assim, em menos dinheiro no bolso dos acionistas e dos investidores.

Mas Israel possui uma solução que pode substituir um trabalho árduo e sujo.

No ano anterior, um grupo de investidores que lucraram a partir de empreendimentos em biotecnologia aproveitou o conhecimento adquirido para entrar em um novo negócio: robôs limpadores de painéis solares. A empresa Ecoppia está operando desde o último mês de março, trabalhando na limpeza de 18.200 painéis da Usina Solar Kentura Sun, de 4.95 megawatts de potência, próxima ao extremo sul de Israel.

Esse é o limite mais baixo da quantidade de painéis solares que os robôs da Ecoppia podem limpar diariamente, diz o Diretor Executivo Eran Meller.

Retirando a poeira sem água
(...)

Futuro Solar c/Estilo...
Inspirado nos girassóis: painéis solares inteligentes

Já imaginou produzir energia sem esforço em seu próprio jardim? A empresa austríaca smartflower tornou essa questão muito mais fácil e prática criando uma sistema completo e autônomo de geração e armazenamento de energia solar. Por possuir bateria integrada, o smartflower POP+, fornece energia limpa mesmo em dias nublados, suprindo o consumo de eletricidade de um lar inteiro. O primeiro diferencial do equipamento smartflower POP+, é que ele acompanha automaticamente o curso do sol, o que aumenta seu rendimento em até 40% a mais que um sistema solar estático. Quando o sol se põe, a usina de energia solar automaticamente dobra-se para a posição segura.






VER TAMBÉM:  



SAIBA MAIS:  

Assim como estabelecemos a WEB de Dados estamos estabelecendo a "WEB da Energia"?


Nenhum comentário:

Postar um comentário